Smart Air

« Voltar

Sistema de Climatização Evaporativo

O Smart Air é um sistema de climatização evaporativo, desenvolvido para atender as necessidades de ambientes industriais, comerciais e públicos.

Diferente do sistema de ar-condicionado convencional, não possui compressores , dispensando o uso de condensadores, e sistemas de alta pressão, tornando a sua instalação e manutenção mais simples e conseqüentemente mais barata. Além da economia de energia, aproximadamente 90% a 95% em relação ao ar condicionado convencional.

Principais vantagens:

PRATICIDADE: o climatizador evaporativo Smart Air, trabalha em ambientes não isolados, sem a necessidade de instalação de portas automáticas para eficiência do ar-condicionado: 

ECONOMIA: um ar condicionado convencional , para o mesmo ambiente, consome entre 10 a 15 vezes mais que o climatizador evaporativo; 

CONFORTO: Além baixo nível de ruido, 55db. O climatizador evaporativo proporciona ambientes mais agradáveis auxiliando a otimizar a produtividade. 

SAUDAVEL: os painéis evaporativos , utilizados para reduzir em até 11°C, o ar é resfriado, filtrado e umidificado, criando ambientes mais saudáveis. 

ECOLOGIA: Além do baixo consumo de energia, os climatizadores evaporativos, não produzem nenhum gás, como: CFC (Clorofluorocarboneto) e HCFC (Hidroclorofluorocarboneto) responsáveis pela redução da camada de ozônio. Gazes produzidos pelos sistemas de ar condicionado convencionais.

Funcionamento

O Climatizador evaporativo possui um ventilador que aspira o ar externo através de um painel evaporativo especial, sobre o qual a água é circulada continuamente por uma pequena bomba. A água que evapora é reposta por uma bóia que mantém nível constante no reservatório. O painel evaporativo do resfriador de ar é o mais moderno e eficiente meio evaporativo existente. 

É composto por camadas de papel kraft de alta qualidade, ondulado, poroso, impregnado com uma resina que lhe confere grande rigidez e durabilidade. Uma vez coladas, as camadas formam blocos ou colméias de área superficial muito grande, que oferecem baixa resistência ao fluxo de ar. 

O resultado é um equipamento de grande eficiência, compacto, simples, durável e de baixa manutenção que produz ar limpo de excelente qualidade, não saturado e resfriado em até 11°C abaixo da temperatura do ar externo.

Redução de temperatura do ar obtida com o resfriador evaporativo

A redução de temperatura (diferença entre a temperatura de entrada e saída do ar no climatizador evaporativo), obtida com o processo de resfriamento evaporativo, depende fundamentalmente da umidade relativa do ar. Quanto mais baixa a umidade relativa maior a redução de temperatura obtida. Em grau menor, a redução de temperatura depende também da temperatura de entrada e da pressão barométrica, que por sua vez depende da altitude local.

A Tabela 1 mostra a redução de temperatura do ar prevista para o climatizador de ar evaporativo, em função da umidade relativa do ar para temperaturas de ar de 25°C, 32°C e 37°C. Para outras temperaturas de entrada do ar o diferencial de redução de temperatura pode ser facilmente interpolado. Através desta tabela pode-se constatar que a redução de temperatura obtida no climatizador evaporativo depende muito mais da umidade relativa do que da temperatura de entrada.

Temperatura de entrada do Ar 25°C 32°C 37°C
Umidade Relativa Redução de Temperatura
30% 8,5°C 9,5°C 11,0°C
40%
7,0°C 8,0°C 8,5°C
50%
5,5°C 6,5°C 7,0°C
60%
4,5°C 5,0°C 5,5°C
70%
2,5°C 2,5°C 3,0°C